terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Amor de Deus


Nada nos pode separar do amor de Deus. A Bíblia diz em Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
O amor de Deus é um amor de sacrifício. A Bíblia diz em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O amor de Deus dura para sempre. A Bíblia diz em Salmos 136:1 “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.”
Como a Bíblia descreve o amor? A Bíblia diz em 1 Coríntios 13:4-7 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
A Bíblia diz que devemos amar-nos uns aos outros. A Bíblia diz em 1 João 2:7-8 “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, de vos ameis uns aos outros, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz.
O amor não é só para amigos. A Bíblia diz em Mateus 5:43, 44 “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.”
O amor é o resumo da lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Podemos mostrar o nosso amor a Deus guardando os Seus mandamentos. A Bíblia diz em 1 João 5:3 “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.”
Não deixe que o seu amor por Deus se enfraqueça. A Bíblia diz em Apocalipse 2:4-5 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.”


texto de http://www.jesusvoltara.com.br/


A Paz do Senhor!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Missão Integral - trabalho de Teologia

“Não é somente uma questão de que o evangelismo e o envolvimento social devam ser feitos concomitantemente. Ao invés disso, na missão integral a nossa proclamação tem conseqüências sociais ao motivarmos as pessoas a amarem e se arrependerem em todas as áreas da vida. O nosso envolvimento social tem conseqüências evangelísticas ao testemunharmos a graça transformadora de Jesus Cristo. Se ignorarmos o mundo, traímos a Palavra de Deus que nos envia para servir o mundo. Se ignorarmos a Palavra de Deus, não teremos nada para levar ao mundo. A justiça e a justificação pela fé, o louvor e as ações políticas, a transformação no âmbito espiritual, material e pessoal, e as mudanças estruturais devem caminhar juntas. Assim como vimos na vida de Jesus, o ser e o fazer estão no âmago da nossa tarefa integral’’
Rede Miquéias

Missão integral, diferente do que muitas pessoas pensam, é o trabalho da igreja local relacionado à transformação econômica, física, psicológica, social e espiritual das pessoas carentes. É através da missão integral que a igreja pode mostrar para o mundo que veio para evangelizar, pregar, louvar, mas veio também para amar, cuidar, respeitar, ajudar, transformar, alimentar etc.

Resumindo a missão integral é a missão da igreja de atender às necessidades das pessoas de maneira multidimensional.
Apesar de ser um conteúdo muito estudado atualmente a missão integral já existe há muitos anos. Jesus Cristo durante várias passagens bíblicas faz uso dela. Um claro exemplo é a passagem que fala sobre a primeira multiplicação dos pães e dos peixes:
“E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos. E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si. Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer. Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. E ele disse: Trazei-mos aqui. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias.E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.”            MT 14.14-21
Esta passagem, apesar de ter sido um milgre, mostra a compaixão de Jesus para com aqueles e O seguiam. Vamos fazer uma análise desta passagem:
“E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos’’

“despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si. Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer.”

Observando esses dois fragmentos do texto citado acima é possível entender que a multidão teve suas nessecidades básicas, naquele momento, supridas. Jesus se compadeceu das pessoas e as curou e mais tarde viu que eles precisavam se alimentar, isso mostra a preocupação dEle não só eles vão ouvir a palavra  ou se precisam de sermões, Ele se preocupou em alimentá-los e em sará-los. Trazendo pros nossos dias, muitos se gabam e se axaltam por consseguir fazer com que um número grande de pessoas aceitem a Jesus, mas eles não se preocupam se aquelas pessoas estão precisando de alimento,de roupa, de remédio, de afeto e de um lugar pra morar, eles se preocupam somente com “pedrinhas na sua coroa”, percebe-se então um descomprimento da palavra, pois ela diz para sermos imitadores de Cristo , e ele curava, alimentava e cuidava.
Deus preocupa-se com as necessidades básicas das pessoas, sejam elas espirituais ou materiais. O envolvimento social faz parte do seu caráter (Salmos 146:7-9). Ele se opõe às pessoas responsáveis pela injustiça e coloca-se ao lado das vítimas da opressão. Ele espera que tenhamos a mesma preocupação pelos oprimidos (Provérbios 31:8-9 e Isaías 1:10-17). Devemos cuidar das pessoas à nossa volta (Marcos 12:28-34). Jesus contou a parábola do bom samaritano (Lucas 10:25-37), que mostra que devemos cuidar das pessoas independentemente das diferenças sociais e culturais.

O que se espera da missão integral?
·        Necessidades básicas supridas – atendendo as principais necessidades básicas das pessoas, assim como por alimentos, água, saneamento, saúde, moradia, educação e informação.
·        Participação e empoderamento – criando condições para que as pessoas pobres façam escolhas, participem em ações e decisões que afetam as suas vidas e se tornem agentes de transformação.
·        Bom gerenciamento de recursos – usando e distribuindo recursos ambientais de forma sustentável e compassiva, garantindo que as necessidades materiais de todos sejam supridas hoje e no futuro.
·        Defesa e promoção de direitos – engajando pessoas no trabalho de defesa e promoção de direitos para combater as injustiças estruturais e proteger as pessoas vulneráveis.
·        Mudança de valores – ajudando as pessoas a reconhecerem o seu verdadeiro valor por terem sido formadas à imagem e semelhança de Deus, desafiando e transformando os valores e a visão de mundo das mesmas.
·        Envolvimento da igreja local – incentivando comunidades cristãs sustentáveis em seu compromisso com Jesus Cristo através da adoração, da oração e do ato de servir as pessoas pobres.
·        Oportunidades para conhecer a fé cristã – criando oportunidades para que as pessoas encontrem, reconheçam e sigam o senhorio de Jesus Cristo.
·        Cristãos em funções de liderança – cristãos servindo as suas comunidades e ocupando funções de liderança e responsabilidade fora do contexto da igreja.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Amor Incondicional

 


Esta mensagem dispensa comentários, mas quero compartilhar com vocês um pequeno testemunho do que Deus fez na minha vida.

Certo dia eu estava me sentindo muito mau, pois havia pecado. Me encontrava com uma culpa terrível, sentia que não era digno nem de pedir perdão ao Senhor! Apesar das promessas e das coisas que havia passado com o PAI eu sentia que não tinha valor algum e estava muito fraco. Deus me surpreendeu logo de manhã, era dia de consagração na minha igreja, Assembléia de Deus Caminho, e eu não esperava que Ele fosse operar de maneira tão grande como tinha operado. Ele me falou que eu me sentia fraco, mas era porque os meus pés não estavam tocando o chão, porque Ele estava me carregando no colo. Estava muito feliz como o que Papai havia falado comigo, mas Ele me surpreendeu novamente, usou uma missionária pra falar que eu tinha valor, que eu era como um diamante bruto.
Deus é maravilhoso! Ele sabe como tratar os seus filhos...
A Paz amados irmãos!

sábado, 4 de setembro de 2010

Nas Mãos do Oleiro

É difícil falar deste momento, mas a abordagem se torna importante, visto que todos nós passamos por ele.

Tive a oportunidade de ver uma peça do ministério de artes Jeová Nissi, as Três Ferramentas, que conta a história de três mulheres: Órfa, Noemi e Rute. A peça começa em um Hospício onde todos são loucos, inclusive a enfermeira encarregada de cuidar dos internados. A peça é iniciada e no decorrer dela começa a ser encenada a história dessas três mulheres que perderam os seus maridos e estavam viúvas. Órfa preferiu as coisas mundanas e abandonou a vontade do Pai, Noemi passa pela prova, mas não aguenta e acaba amaldiçoando a Deus. O destaque da peça é sobre Rute, que tinha perdido o seu marido como as duas últimas, mas não tinha desistido. O engraçado da história de Rute é que ela era de outro lugar onde as pessoas sacrificavam outros deuses, porém ela cria em Deus e sabia que Ele podia abençoá-la e honrá-la. Rute passou pelas mãos do oleiro e foi honrada por Deus que lhe deu um marido: Boaz, que significa O teu Deus

Muitas vezes eu me vi enfrentando situações que eu pensei que não aguentaria, mas o Senhor me fortaleceu. Foi muito bom ir para essa peça, porque eu me via como Rute, estava passando pelas mãos do Oleiro e sentia que estava prestes a desistir como Noemi, mas o Senhor sabe de todas as coisas por isso ele me levou naquele lugar. Fui restaurado sentia que Deus tinha feito aquilo tudo pra mim e chorei muito nos pés dEle. Não sei como está a situação da sua vida hoje, mas creia que Deus é fiel e que Ele te chamou. Você tem noção meu irmão do que isso representa? Entre milhares e milhares de pessoa o Senhor te escolheu!!! Você é eleito. Se hoje você está passando por alguma situação difícil não desista, não se der por vencido, peça forças ao Senhor, pois ainda que uma mãe se esqueça de um filho o Senhor jamais se esquecerá de ti, pois Ele é o seu PAI! Que maravilha irmãos, podemos chamar o Senhor de Pai, podemos nos lançar em seus braços.

Passe por mais essa e como diz uma das postagens anteriores : entregue mais essa pérola ao Senhor e arrebate o coração dEle!